PermaLab
20/12/2025
Avaliamos e celebramos mais um ano de Projeto Formiga Verde!
Através do Rio do Tempo olhamos juntos para a jornada até aqui e agradecemos aos parceiros que pulsaram o Formiga Verde em diversos momentos ao longo dos anos.
Aproveitamos para analisar as maiores potências desse projeto e os principais pontos de melhoria.
Nos fortalecemos para o próximo ano, com vínculo, comprometimento e caminho para onde seguiremos.
Gratidão enorme ao Formiga Verde e todos os parceiros que tornam esse projeto possível no Morro da Formiga. 💚
Gratidão também ao que tornou possível a continuidade do projeto em 2025!
O projeto é uma iniciativa local do coletivo FormigAção — , em parceria institucional com o Perma Lab, e contou neste semestre com o apoio do .
11/12/2025
Formiga Verde 2025 | Eixo Meio Ambiente
No Morro da Formiga, a restauração ecológica vai muito além do plantio de mudas. Ela envolve formação, autonomia e o fortalecimento das lideranças locais que conhecem, vivem e cuidam do território. Por isso, em 2025, o Eixo Meio Ambiente do Projeto Formiga Verde realizou um ciclo de oficinas de formação e monitoramento com nossos agentes ambientais — processo essencial para qualquer ação de restauração de paisagens e florestas efetiva.
🔥 A área de 0,162 ha na borda do PARNA Tijuca sofreu um incêndio natural em outubro de 2024.
Com grande potencial ecológico e importância para toda a comunidade, ela foi escolhida para receber mais de 500 árvores nativas da Mata Atlântica, plantadas ao longo do projeto.
Mas o plantio é só o começo. Sem monitoramento contínuo, a restauração pode estagnar ou até regredir. É aqui que entram os Agentes Ambientais. 💚
🌿 Por que monitorar?
Porque a floresta é um organismo vivo, em constante transformação. Acompanhar seu desenvolvimento permite:
• identificar o crescimento e a mortalidade das mudas;
• observar a chegada de polinizadores, dispersores e outras espécies;
• avaliar o impacto das chuvas, da luminosidade e do solo;
• realizar manutenções necessárias — como limpeza, replantio ou desbaste;
• compreender se o plantio está cumprindo sua função ecológica.
Sem esse olhar atento, não há restauração que se sustente. Monitorar é garantir que a floresta tenha condições reais de se regenerar com autonomia.
🌳 Durante os encontros de monitoramento no Formiga Verde, os agentes ambientais realizaram:
• leitura da paisagem e análise das mudanças;
• manutenção das mudas e reposição de identificações;
• discussão sobre o papel ecológico das espécies plantadas;
• criação de uma planilha de acompanhamento, que será usada ao longo dos próximos meses para avaliar cada indivíduo plantado.
Esse processo não forma apenas cuidadores de floresta, forma pesquisadores do próprio território, ampliando autonomia, conhecimento ecológico e capacidade de atuação socioambiental.
21/11/2025
Você sabe o que é justiça climática?
É o reconhecimento de que a crise do clima não afeta todas as pessoas da mesma forma.
Enquanto alguns falam em “adaptação” nos gabinetes, há comunidades inteiras enfrentando enchentes, secas e calor extremo sem políticas públicas que garantam o básico: água, moradia e segurança alimentar.
Mas o futuro não se decide apenas nas mesas de negociação. Ele é tecido, há séculos, nas favelas, quilombos, periferias e territórios tradicionais, por povos que já enfrentam e mitigam os efeitos da crise com criatividade, solidariedade e ancestralidade.
Enquanto a política internacional discute transição energética, as comunidades cultivam quintais produtivos e hortas comunitárias.
Enquanto se fala em infraestrutura verde, as periferias constroem saneamento ecológico e fazem sociedades de manejo coletivo da água.
Enquanto se fala em mitigação, os povos da floresta e do campo mantêm viva a agroecologia, uma ciência e prática que se inspira no equilíbrio entre sociedade e natureza.
Essas experiências são tecnologias sociais de resistência e regeneração, criadas de forma autônoma por quem vive o impacto direto da desigualdade ambiental. Por isso reconhecer e valorizar esses saberes é essencial para que qualquer meta global faça sentido — porque não existe transição justa sem escuta dos territórios.
A COP30, evento que reune lideranças mundiais para discutir o futuro, está se encerrando em Belém do Pará.
E nós sabemos: não existe justiça climática sem justiça social.
O Perma Lab acredita que as periferias, quilombos, favelas e comunidades urbanas precisam estar no centro das decisões climáticas — porque é ali que a adaptação já acontece na prática. A justiça climática nasce das margens, floresce na coletividade e mostra que outro futuro é possível — se escutarmos quem há muito tempo já planta soluções e sofre as consequências na pela todos os dias.
*Na foto, André Leonardo, um parceiro que nos ensina todos os dias o que é fazer justiça climática com as próprias mãos. - .morrodaformiga e .verde -
13/11/2025
⚽🌱 Pé de Gol + Perma Lab: gols que viram árvores!
No dia 12 de novembro, realizamos uma ação especial de educação ambiental em parceria com o Clube de Regatas do , dentro do projeto Pé de Gol, uma iniciativa que transforma cada gol dos campeonatos masculino e feminino em 10 novas árvores plantadas na cidade do Rio de Janeiro.
🌳 Plantamos as primeiras 30 árvores nativas no Sítio Agroecológico Dragon, do agricultor André e sua companheira Ana Cristina, que nos receberam com carinho e compartilharam com os jovens sua inspiradora transição de carreira: do mercado financeiro para o trabalho de restaurar ecossistemas e cultivar vida.
Participaram da atividade duas turmas do ensino médio do CIE Miecimo da Silva, de Campo Grande — estudantes que já integram projetos do Perma Lab, como Escola Permacultural e Saberes do Território.
Juntos com o time de Responsabilidade Social do Flamengo e atletas de várias modalidades — do futebol, basquete e ginástica artística — os jovens viveram uma tarde de trocas, aprendizado e plantio coletivo.
Durante a ação, falamos sobre justiça climática, agroecologia e reflorestamento urbano como caminhos reais de enfrentamento à crise climática.
Além dessas 30 mudas, mais 505 outras nativas serão plantadas em áreas degradadas no Rio geridas pela Secretaria do Meio Ambiente.
Sociedade civil, terceiro setor e poder público alinhados garantem a melhoria na qualidade de vida de cada um de nós!
O reflorestamento dessas áreas se dão graças à ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Clima com o Instituto Perma Lab e o Pé de Gol, projeto da Responsabilidade Social do Flamengo.
💚 Gols que viram florestas. Esporte que vira educação.
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Entre em contato com o negócio
Endereço
Rio De Janeiro, RJ